… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quarta-feira, 5 de julho de 2017

“Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.” (Jo 16: 20)



“Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.” (Jo 16: 20)

      No mundo há diferentes tipos de tristeza. Agora, a verdadeira tristeza, a maior de todas, é quando o coração perde a Cristo de vista e dEle não espera mais nenhum consolo. São poucos os que passam por uma tentação terrível como esta. Num caso assim, todo o consolo se foi e toda alegria se acabou e não há quem ajude, nem o céu, nem o sol e a luz, nem anjo ou outra criatura qualquer, nem mesmo o próprio Deus. O mundo, no entanto, se alegrará.

      Veja: Aqui Cristo dá esta alegria ao mundo, ao passo que aos seus cristãos Ele dá a maior tristeza. E, ao mesmo tempo, pinta-nos o mundo de forma terrível e assustadora, como aquele filho do diabo cuja maior alegria seria ver Cristo fracassar e os Seus cristãos serem vergonhosamente condenados a se perderem.

      Por isso, Cristo diz-nos nesta passagem: Vocês ouviram falar de ambas as coisas: da alegria que terá o mundo e da tristeza que vocês sentirão. Por isso, aprendam e assimilem isso, para que, no momento em que tiverem de passar por isso, possam ter paciência e receber real consolo no meio desse sofrimento. Eu preciso de vos submeter a esta prova e deixar que experimentem o que acontece quando o coração Me perde de vista e Eu morro em vossos corações, para que aprendais a conhecer ao menos um pouquinho deste mistério. Pois do contrário vocês jamais conseguireis terminar o vosso estudo a Meu respeito. Será difícil para vocês entender esta sublime obra; que o Filho de Deus vai para o Pai, isto é, morre e ressuscita por vocês, para que, assim, vos conduza também a vocês para o Céu.

Martinho Lutero

In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983



Sem comentários: