… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

terça-feira, 8 de agosto de 2017

“Dele e por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Ámen.” (Rm 11:36)



“Dele e por meio dele e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Ámen.” (Rm 11:36)

   Todas as demais festas cristãs estão associadas às obras e maravilhas que Deus fez ... a festa da Trindade, porém, fala do próprio Deus, como Ele é, qual a Sua natureza, sem qualquer enredo. E para compreendê-la é preciso subir acima de toda razão, deixar cá em baixo as coisas criadas, subir às alturas e nada fazer senão ouvir o que Deus diz a respeito de Si mesmo e da Sua natureza. Do contrário nunca o saberemos. Pois aí se chocam a loucura de Deus e a sabedoria do mundo.

   Por isso não se deve discutir a respeito de como Deus pode ser Pai, Filho e Espírito Santo e, ao mesmo tempo, um só Deus; pois isso de qualquer forma é incompreensível. Devemos satisfazer-nos com o facto de Deus falar assim a Seu respeito e testemunhar essa verdade na Sua Palavra.

   A mensagem da Trindade é cheia de consolo ... pois vemos que todas as três Pessoas, a Divindade toda, nada intentam e fazem a não ser ajudar aos pobres e miseráveis homens contra o pecado, a morte e o diabo, para que alcancem justiça, vida eterna e o reino de Deus.

 Martinho Lutero 
In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983


Sem comentários: