… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

“Em verdade, em verdade vos digo, se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome.” (Jo 16:23)




“Em verdade, em verdade vos digo, se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome.” (Jo 16:23)

   Quando você for orar, ajoelhe-se ou fique de pé e dirija-se a Deus com ousadia e atrevimento (desde que você se reconhece pecador e deseja melhorar), dizendo: Senhor Deus, Pai celeste, eu te peço, e não aceito recusa, a coisa há que ser assim e Ámen, isso aí e nada mais. Do contrário não quero orar nem teria orado. Não que eu tenha direito a isso ou fiz por merecer, pois sei muito bem e confesso que nada mereço além fogo do inferno e <da> Tua eterna ira por causa dos meus muitos e graves pecados. Neste ponto, porém, sou, pelo menos, um pouquinho obediente, porque Tu me ordenas e constranges a orar em nome de Teu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Baseado nesse desafio e consolo da Tua imensa bondade, e não em minha própria justiça, ajoelho ou apresento-me diante de Ti e peço ... , etc.

   Por outro lado, fomos suficientemente instruídos de que não devemos tentar a Deus na oração. Ou seja: Não devemos determinar tempo, medidas, objetivos, maneira ou pessoa, <de> como, quando, onde ou através de que <meio(s)> Ele nos deva atender. Com toda humildade, devemos deixar isso aos cuidados de Deus, pois Ele, em Sua divina e incompreensível sabedoria, certamente vai fazer tudo bem. E não devemos duvidar que a oração é de facto ouvida, mesmo que as aparências pareçam indicar o contrário.

Martinho Lutero

In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983


Sem comentários: