… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sábado, 19 de agosto de 2017

“Se permanecerdes em mim e as minhas Palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito.” (Jo 15:7)



“Se permanecerdes em mim e as minhas Palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito.” (Jo 15:7)


     É realmente miserável o mundo sem Cristo, <d>onde se conclui: Muito esforço e trabalho e nada realizado; muitas orações, busca e insistência e, apesar de tudo, nada alcançado, nada encontrado, nada feito. Pois batem à porta errada. Porque, o que fazem e pedem, fazem-no como outra obra qualquer, sem fé. Eles não têm consolo nem confiança, sim, falta-lhes a convicção de que Deus Se agrada do que estão fazendo ou que vai atendê-los. Por isso não podem orar. E como eu já disse repetidas vezes, orar é obra exclusiva da fé e ninguém pode fazê-lo exceto o cristão. Pois os cristãos oram, não confiando em si mesmos, mas nAquele nome em que foram batizados, o nome do Filho de Deus, e têm a certeza de que a sua oração é agradável a Deus porque Ele mandou orar em nome de Cristo e prometeu atender. Os não-cristãos não sabem disso. Oram em seu próprio nome. Querem preparar-se durante longo tempo para serem dignos e acabam transformando tudo em mera obra. E tão logo perguntados se têm <a> certeza de que foram ouvidos, respondem: Eu fiz oração, mas só Deus sabe se fui ouvido. Mas será que isso é oração, quando você não sabe o que está fazendo e muito menos o que Deus pensa disso?

     Com o cristão, todavia, é diferente. Ele ora baseado no mandamento e na promessa de Deus, apresenta o seu pedido a Deus em nome de Cristo, sabe que será atendido, e a sua experiência é de que em toda e qualquer necessidade recebe ajuda.

Martinho Lutero

In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983


Sem comentários: