… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

terça-feira, 15 de agosto de 2017

“Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia.” (Hb 12:2)



“Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia.” (Hb 12:2)

     Em todas as tentações devemos olhar para a imagem de Cristo. Pois Cristo avança, por mais que Lhe doa, e Se faz corajoso. Assim devemos pedir que também a nós Ele <nos> dê coragem e ânimo, para que aprendamos a ser fortes no meio da fraqueza e sair vitoriosos no dia da adversidade. Assim, Cristo vem a nós não na forma duma imagem, mas Ele implanta em nós toda a Sua coragem, para que também nós possamos ficar firmes. Por isso, venha o que vier, dificuldades e problemas de qualquer espécie, não devemos perder de vista que Cristo, nosso príncipe, enfrentou o mesmo e, corajosamente, saiu vitorioso. Por isso, também devemos pedir que Ele nos dê coragem, para que, no meio de tais adversidades, sejamos fortalecidos e vençamos a morte.

     De modo semelhante, Paulo nos apresenta a Cristo em todas as suas Epístolas. Em primeiro lugar, como exemplo que devemos seguir; depois, como Aquele que nos dá o espírito e a coragem que Ele tem. E esta é a verdadeira doutrina cristã.

     Isso deve ensinar-nos o uso que devemos fazer da Paixão de Cristo e que ninguém o pode experimentar devidamente, a menos que tenha estado em dificuldades e se exercitou <tenha exercitado> com Cristo porque recebeu <tem recebido> de Cristo a força para resistir. É assim que devemos entrar em Cristo e fazer uso dEle.
Martinho Lutero

In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983
 

Sem comentários: