… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Ef 2:10)



“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Ef 2:10)

     Antes de dar, temos de receber. Para podermos ser misericordiosos, precisamos, antes, receber misericórdia de Deus. Não somos nós que colocamos a primeira pedra. A ovelha também não procura o pastor, mas o pastor vai atrás da ovelha. Por isso, em se tratando de obras, é preciso notar que elas não contam <como> mérito diante de Deus, pois tudo que recebemos de Deus, recebemo-lo sem mérito.

     Por outro lado, as obras são como garantia e equivalem ao selo da carta, pois, através delas, tenho certeza de que a minha fé é verdadeira. O motivo é o seguinte: Se sinto em meu coração que a obra é fruto do amor, posso estar certo de que tenho fé verdadeira. Se perdoo, isso me dá a certeza de que tenho a fé verdadeira, e confirma a minha convicção de que Deus me perdoou e perdoa diariamente. Mas se não perdoo, só posso chegar à conclusão que me falta fé.


Martinho Lutero
In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983


Sem comentários: