… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

“Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.” (Jo 15:9)



“Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.” (Jo 15:9)
     O diabo não procura outra coisa senão destruir o amor entre os cristãos, promovendo bastante ódio e inveja. Ele tem nisso seu prazer e alegria. Pois ele sabe muito bem que a cristandade é edificada e sustentada pelo amor.

     Por essa razão, Cristo admoesta-nos ardentemente a que antes tudo permaneçamos no amor, e apresenta Seu Pai e a Si mesmo como modelo, como o mais nobre e mais perfeito exemplo. Meu Pai (Ele está querendo dizer) ama-Me tanto assim, que dirige para Mim todo o Seu poder e força. De momento, Ele permite que Eu sofra, mas tudo que faço e padeço Ele toma como se fosse feito a Ele. E depois vai ressuscitar-Me dentre os mortos, far-Me-á Senhor sobre todas as coisas e glorificará a Sua majestade divina em Mim. Assim (diz Ele) Eu <vos> amo <a> vocês. Pois não <v>os deixo nos vossos pecados e na morte, mas dou o Meu corpo e a Minha vida por vocês para que se livrem deles, e transfiro para vocês a Minha pureza, santidade, morte e ressurreição, bem como os <Meus> demais méritos.

     Por isso tenham também vocês o mesmo amor uns para com os outros. Mesmo que por Minha causa vocês sejam duramente tentados e pressionados afastarem-se de Mim, fiquem firmes. Deixem que o Meu amor seja mais forte, maior e mais poderoso do que o sofrimento ou a dor que vocês sentem.

     Por isso, seguindo o exemplo de Cristo, devemos aprender a pôr em prática este mandamento, cada um amando o próximo dentro do seu respectivo estado.

(N. T. Os diferentes estados aos quais Lutero aqui se refere são os de pai, mãe, filho, empregado, etc.).


Martinho Lutero

In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983


Sem comentários: