… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl 2:20)


“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl 2:20)
     Esta é a linguagem de uma alma que aprendeu a sua completa insignificância, sendo humilhado para enxergar que não existe vida, nem fonte de bondade, mas apenas o próprio Cristo. Ele sabe que Deus o vê como “crucificado com Cristo”. Entretanto, Cristo está ressuscitado, e é o poder dessa vida ressuscitada que opera no crente. Fazendo com que o coração exulte em admiração para com Ele, atribuindo todo bom pensamento, palavra e obra ao Cristo que vive n’Ele.

     Esta é uma atitude preciosa da alma! A vida velha é colocada de lado como inútil; não que seja erradicada, pois falando em termos práticos, nós passamos por muitas ocasiões nas quais somos humilhados pelas suas obras pecaminosas; mas tudo isso, aos olhos de Deus, é removido por completo por meio da morte de Cristo. Nós devemos reconhecer-nos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. Isto é uma questão de fé, não de sentimento ou experiência; apesar de que, quando reconhecida pela fé, produzirá sentimentos de gratidão e uma experiência consistente. A mesma se tornará verdadeira para a alma.

     Mas ela torna-se real somente pela fé. Um indivíduo não é apenas justificado pela fé, mas vive por ela, a fé no Filho de Deus. Isto não é um credo ou um conjunto de regras que nos devem controlar: pelo contrário, a fé fixa os olhos apenas e somente em Cristo. Ele é o seu Padrão: não pode existir nada mais elevado; e algo inferior – mesmo a santa, justa e boa lei de Deus–nunca pode ocupar o Seu lugar, pois nunca pode agradar ao coração de Deus. Foi Cristo que me amou e Se entregou por mim. Ele que é o amado Filho de Deus.
In Boa Semente

Sem comentários: