… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Deus ouve e responde à oração




J. N. Darby

Deus ouve e responde à oração
Não vejo qualquer dificuldade a na resposta de Deus à oração ligada com as leis universais — se permitimos que Deus seja livre para actuar no Seu próprio mundo: tão livre como eu sou. Porventura altero eu as leis físicas quando vou, por ter sido chamado, ver alguém que está doente? A minha vontade — como, não sei — actua sobre e por meio destas leis físicas. A gravidade está nos meus pés — ou na Terra—, a força está nos meus músculos e a electricidade nos meus nervos, os quais põem aqueles em movimento; contudo, eu, segundo o meu pobre método, tenho atendido uma chamada.

Ora eu reconheço pleno poder em Deus, porque Ele pode, não preciso dizer, não só alterar as Suas leis, mas, sem o fazer, dar força a agentes nelas: produzir suco gástrico mais poderosamente ou mais electricidade no sistema à Sua vontade sem introduzir um único novo elemento ou lei que o governa. As leis mantêm-se as mesmas: a Sua vontade interfere para agir por meio delas. Pode operar um milagre, como ressuscitar os mortos, o que não é pela lei — tem-no feito.

Mas não falo de milagres que se operam quando Deus altera uma lei, como quando faz flutuar o ferro de um machado (2 Rs 6:5-7), mas quando actua pela lei para efeitos particulares da Sua vontade. Isto pode ser milagroso, como quando um vento forte actuou sobre o mar (Êxodo 21:14) e outro levantou os gafanhotos (Ex 10:19) ou trouxe codornizes (Nm 11:31). Mas Ele pode dar especial actividade ou quantidade a agentes que actuam regularmente por leis. Estou certo, de qualquer modo, de que Ele ouve e responde à oração.

Leis que limitam a natureza, admito-as; leis que limitam Deus, não as admito.



John Nelson Darby(1800-1882)


Tradução de Carlos António da Rocha

****

Esta tradução é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está traduzida no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicada nem utilizada para fins comerciais; seja utilizada exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: