… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Leituras Cristãs


025 - O NOME DE JESUS CRISTO

«EM nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse é que este está são diante de vós» (Actos 4:10).


I) O NOME QUE INCOMODA

Nós habitamos um país que se gaba de ser «cristianizado», portanto chama-se cristão. Escutemos várias conversações.

Este grupo de homens, de que falam eles? De negócios, de coisas correntes. O nome de JESUS CRISTO não é pronunciado.

E aquele grupo de jovens? Falam de desportos, dos prazeres, dos estudos: o nome de JESUS CRISTO não é pronunciado!

Essas raparigas? Estudos, desportos, modas: o nome de JESUS CRISTO não é pronunciado!

Mas no mundo religioso ouviremos certamente esse nome. Que dizem portanto esses homens que se ocupam activamente -da «ma congregação»'! Passam em revista todas as questões materiais e incluem naturalmente o nome de Deus na sua conversação fraternal, mas... o nome de JESUS CRISTO não é mencionado!

E esse grupo de senhoras reunidas para fins de 'beneficência?— Oh! falam do que farão, do que fariam se tivessem os meios, mas... o nome de JESUS CRISTO não é pronunciado!

Esse nome do Filho de Deus, como evitam de o pronunciar!

Rejeitado por uns, esquecido de outros, é desprezado por todos. Experimentai pronunciá-lo no decurso de uma conversação: que silêncio glacial!

Porquê? O homem incrédulo não quer nada com Ele; o homem religioso quer elevar-se até Deus sem Ele.

«Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que ê escândalo para os judeus e loucura para os gregos... Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus» (I Cor. 1:23).

II) O NOME AMADO

JESUS CRISTO, e JESUS CRISTO CRUCIFICADO! Quão doce e grande é esse nome para o coração de todo o homem que pode dizer-Lhe: Meu Salvador e meu Senhor!

Não tenhamos receio de pronunciar o Nome que nós amamos e adoramos, o nome de JESUS CRISTO, no mundo onde Ele é desprezado. Que possa ser dito de cada um daqueles que Lhe pertencem, «Guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome».

III) O NOME EXALTADO

«E o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte. Pai da eternidade, Príncipe da paz. Do incremente deste principado e da paz não haverá fim» (Isa. 9:6, 7). JESUS CRISTO, o nome desprezado, JESUS CRISTO, o nome amado dos Seus remidos, JESUS CRISTO, o nome que foi exaltado por Deus Mesmo!

«Jesus Cristo humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus e na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai» (Fil. 2:5 a 11).

«Deus fez não só Senhor, mas também Cristo a este Jesus» (Actos 2:36).

in Leituras Cristãs, VOL. XXVII, Lisboa, 1970, Depósitos de Literatura Cristã, R. Infantaria 16, n.77, r/c. Esq.

Fica também a nota - Quem tenha transcrito ou publicado e ou publique sermões  ou outros textos por mim publicados neste sítio, por favor, queira indicar o link do meu blogue nos seus links favoritos. É proibido expressamente a reprodução para fins comerciais.
Muito obrigado, Carlos.

Sem comentários: