… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

NO ANO EM QUE NADA ACONTECEU



Carlos António da Rocha

No Ano Em Que Nada Aconteceu
Havia, na Escócia, um pastor já avançado em idade, que por muitos anos pastoreou uma igreja, com dedicação e fidelidade. Um dia, depois do Ano Novo, estando ele sentado no seu quarto, repentinamente começou a chorar e a soluçar. A sua esposa, que estava na cozinha, ouvindo-o soluçar de tristeza, entrou no quarto e viu-o com o rosto entre as mãos. “Por que choras, querido?”, perguntou-lhe ela preocupada. “Quero servir a Deus como no tempo em que eu era novo, mas não posso. Sinto que os Irmãos já não estão satisfeitos comigo. Um deles disse-me ontem que durante o ano que passou nada de extraordinário havia acontecido na Igreja.”

A sua esposa consolou-o. Enxugando as lágrimas, saiu para o jardim para estar melhor. Lá, veio-lhe de novo ao pensamento: “No ano passado nada aconteceu!” e, outra vez, a grande tristeza se apoderou dele. Sentou-se num banco e chorou de tristeza novamente.

Momentos depois percebeu que um menino, de uns 10 anos de idade, entrara no jardim. Aproximando-se, viu o seu pastor com o rosto lavado em lágrimas. “Por que chora, Pastor?”, perguntou-lhe ele. Aquele velho pastor olhou-o e chegou-se para junto do menino. Disse-lhe: “Robert, eu choro porque quero servir a Deus e não já posso mais fazê-lo. Acabam-se-me as minhas forças. E no ano que passou nada aconteceu na igreja!” “Meu Pastor, eu entreguei-me a Jesus no ano passado!” O rosto do pastor iluminou-se por alguns minutos. Acariciou a cabeça daquele menino e disse: “É verdade, sim, Roberto. Tu te entregaste, e eu havia-me esquecido. Glória a Jesus!”

Depois aquele pobre menino correu para casa. A tristeza abatia aquele pastor, e passado pouco tempo, ele passou a estar com o Senhor nas Suas mansões eternas.

O dia em que os restos mortais do pastor foram colocados na tumba foi especial. Houve muitas flores, lágrimas e palavras de despedida. Quando a multidão se dispersou, algumas pessoas ainda viram o Roberto aproximar-se à sepultura do pastor falecido. Ele estava vestido com roupas pobres, estava descalço. Trazia uma pequena flor que a depositou sobre a lápide e disse chorando: “Meu querido Pastor, diga a Jesus que se nada aconteceu, pelo menos o Roberto foi salvo”.

Nada aconteceu no ano passado? Será verdade? Enganamo-nos nos nossos próprios pensamentos. Deus trará à luz coisas que aconteceram quando muitos pensaram não ter acontecido nada de especial.

Quem era aquele menino? Robert Moffat! O grande missionário e pregador que serviu a Deus como pioneiro no grande continente africano, onde levou muitas almas aos pés do nosso amado Senhor Jesus!



****



Robert Moffat! O grande missionário e pregador que serviu a Deus como pioneiro no grande continente africano, onde levou muitas almas aos pés do nosso amado Senhor Jesus!


Robert Moffat foi um missionário congregacional escocês na África.Robert Moffat nasceu em 21 de dezembro de 1795, em Ormiston, Escócia. Ele veio a ser um famoso missionário presbiteriano na África do Sul. Convertido aos 17 anos, logo ele se mostrou interessado em missões. Em 1816 a “The London Missionary Society” relutantemente enviou-o para a Cidade do Cabo, na África do Sul, crendo que ele estava impreparado para a missão. Quatro anos mais tarde, ele casou com Mary Smith, que veio de Londres. O casal estabeleceu-se em Kuruman, em Bechuanaland, em 1825, onde eles estabeleceram o seu quartel-general durante os próximos 45 anos de trabalho missionário. Eles regressaram a Inglaterra em 1839-43, promovendo a causa de missões na África. Moffat inspirou David Livingstone (1813-73) a ir. Em 1845, Livingstone casou com Mary, filha de Moffat. Robert Moffat e a sua esposa serviram como missionários até que faltando-lhe a saúde, se viram forçados a retirarem-se do seu campo missionário em 1870. Enquanto esteve no campo missionáro, Moffat traduziu a Bíblia em Sechvana (uma das línguas autóctones). Ele também é autor dum livro de hinos e publicou dois livros de ensino para uso missionário na África do Sul. Robert Moffat passou a estar com o Senhor nas Suas mansões eternassem 9 de agosto de 1883.

Carlos António da Rocha

****

Este artigo é de livre utilização, desde que a sua ortografia seja respeitada na íntegra porque já está redigido no Português do Novo Acordo Ortográfico e que não seja nunca publicado nem utilizado para fins comerciais; seja utilizado exclusivamente para uso e desfruto pessoal.

Sem comentários: