… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

domingo, 28 de maio de 2017

“Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.” (1Tm 4:13)



“Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.” (1Tm 4:13)

      Meu conselho é este: não se deve debater questões obscuras e ocultas, mas, com toda a simplicidade, ater-se à Palavra de Deus, acima de tudo, ao catecismo, pois nele vocês têm um maravilhoso e acurado resumo de toda a religião cristã e uma apresentação abreviada dos mais importantes artigos. Porque os dez mandamentos foram dados pelo próprio Deus. Cristo compôs e ensinou o Pai-nosso. O Espírito Santo elaborou os artigos do credo de forma bem resumida e apropriada. Mas o catecismo é desprezado como coisa insignificante e de pouco valor, porque as crianças têm de recitá-lo diariamente.

      O catecismo é a verdadeira Bíblia dos leigos, reunindo todo o conteúdo da doutrina cristã que um cristão tem saber para a sua salvação.

      O catecismo é a melhor e mais perfeita doutrina. Por isso, a gente deve pregá-la sempre de novo e sem cessar. Todas as demais pregações públicas deveriam ser baseadas nessa doutrina relacionadas com ela. Eu gostaria que se pregasse o catecismo diariamente e que fosse lido com toda a simplicidade.

 Martinho Lutero    

In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983


<P.S. Na minha paupérrima opinião, Dr. Lutero, excelsior “doctor biblicus”, dir-lhe-ia que eu gostaria que se pregasse antes a Palavra de Deus diariamente e que fosse lida com toda a simplicidade.>

Sem comentários: