… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sexta-feira, 9 de junho de 2017

“A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem a seguir o diabo e arrebata-lhe do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos.” (Lc 8: 12)



“A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem a seguir o diabo e arrebata-lhe do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos.” (Lc 8: 12)

      Esta é a verdadeira negrura ou melhor, alvura do Diabo. Pois trata-se de um Diabo inteligente, lúcido, que não nos tenta com pecados grosseiros, mas com descrença. Pois no momento em que conseguiu destruir a fé, ganhou a parada. A pessoa precisa ter a Palavra de Deus e apegar-se a ela por meio da fé. No instante em que permite que esta lhe seja tirada, não lhe resta nenhuma ajuda. Por isso observe que o Diabo procura atacar apenas a fé. Os pagãos, os descrentes e não-cristãos ele não tenta, pois esses já estão grudados nele como escamas. Agora, vendo aqueles que têm a Palavra de Deus, a fé e o Espírito, reconhece que nada conseguirá. Sabe muito bem que não pode vencer, ainda que as pessoas tropecem. Percebe que, mesmo que alguém caia em pecado grosseiro, não está perdido em razão disso, pois sempre ainda pode reerguer-se. Por isso conclui que deve fazer as coisas de forma diferente, tirando-lhes o bem maior. E quando consegue, então, levar alguém a duvidar que se trata da Palavra de Deus, a parada está decidida a seu favor. Pois Deus pode perdoar-nos sempre que tropeçamos, desde que não nos afastemos da pura e genuína Palavra de Deus que diz: isto é certo, isto é errado. O Diabo sabe disso, e por esse motivo ataca primeiramente por esse lado. Tão logo o Diabo lhe arrebata a fé, a pessoa por si só não pode mais rechaçá-lo; está fadada a praticar toda sorte de pecados.

Martinho Lutero    

In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983

Sem comentários: