… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quarta-feira, 7 de junho de 2017

A que caiu em boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam em perseverança.” (Lc 8:15)



A que caiu em boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam em perseverança.” (Lc 8:15)

      Jesus diz: “bom e reto coração”, isto é, como um campo sem espinhos e sem tocos, um chão plano e vasto como uma bela área limpa. Amplo, limpo e desimpedido – assim também é o coração livre de preocupação e avareza por bens materiais. Nele, a Palavra de Deus encontra solo fértil.

      Daí já se compreende por que há tão poucos Cristãos verdadeiros. Pois a semente não cai apenas em terra boa, apensa a quarta parte, ou menos ainda. E vemos que não se pode confiar naqueles que se gabam de serem Cristãos e enaltecem a doutrina do Evangelho. Pois o próprio Cristo adverte: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Com isso quer dizer: Como são raros os verdadeiros Cristãos. Na verdade, não se pode crer em todos que se dizem Cristãos e ouvem o Evangelho. Para tanto é necessário algo mais.

      Que nos importa o facto de muito desprezarem o Evangelho? Pois as coisas têm que ser assim – que muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Por causa da boa terra que produz fruto com perseverança, a semente há de ser lançada também à beira do caminho, sobre a pedra e entre os espinhos. Pois estamos convictos de que a Palavra de Deus não fica sem fruto, como, aliás, se diz nessa parábola: Uma parte da semente do semeador sempre também cai em terra boa. Pois onde se espalha o Evangelho, ali haverá Cristão: “A Minha palavra não retornará vazia”.

 Martinho Lutero    

In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983


Sem comentários: