… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

segunda-feira, 26 de junho de 2017

“Segundo a sua misericórdia, ele os lavou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tt 3:5)



Segundo a sua misericórdia, ele os lavou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tt 3:5)

      Ele chama a este lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, para que fique caracterizada na sua plenitude a grandeza e a força da graça. E este lavar é algo tão grandioso que criatura nenhum pode fazê-lo; é obra do Espírito Santo. Caramba, meu caro Paulo, como você arrasa a livre vontade, as boas obras e os grandes méritos dos santos orgulhosos! Como você exalta a nossa salvação e, ao mesmo tempo, a coloca tão perto de nós, sim, dentro de nós! Com que pureza e clareza você prega a graça! Por isso, por mais que alguém se esforce, nada vai conseguir renovar a pessoa e mudar o homem senão o lavar regenerador do Espírito Santo.

      Veja: isto é pregar a respeito da graça de Deus de forma livre e plena. De nada adianta remendar com obras; é preciso transformar completamente a natureza. Por isso também acontece que aqueles que têm a fé verdadeira precisam de sofrer muito e morrer, para que a graça revele a sua natureza e presença.

      A graça de Deus é algo realmente grandioso, forte, poderoso e ativo. Ela leva, conduz, impulsiona, arrasta, transforma, opera tudo no homem e, de facto, faz-se sentir e notar. Ela permanece oculta, mas as suas obras são manifestas. Obras e palavras mostram onde ela se encontra, assim como os frutos e as folhas revelam a qualidade e a natureza da árvore.

Martinho Lutero

In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983


Sem comentários: