… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

domingo, 9 de julho de 2017

“Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra, terá sido ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra, terá sido desligado no céu.” (Mt 18:18)



“Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra, terá sido ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra, terá sido desligado no céu.” (Mt 18:18)

      Tudo o que for ligado na Terra, será, ao mesmo tempo, ligado no Céu. Aqui, Deus prende-Se à decisão da santa Igreja cristã, quando ela faz isso de forma correta, de sorte que a sentença da Igreja é a sentença do próprio Deus. Aqui podemos ver claramente que o nosso Senhor Jesus Cristo instituiu na Igreja um maravilhoso ofício: Cristo e a Igreja têm o poder de, em caso de vícios e pecados, manifestos, ligar e excomungar os responsáveis por meio da Palavra. Cristo não diz que reserva uma parcela desse poder para Si, mas o que a Igreja decide, será, igualmente, decisão Sua. Isso e nada mais.

      Por isso, onde pecados estão sendo castigados ou perdoados, em particular ou publicamente, você pode estar certo de que aí existe povo de Deus. Pois onde não há povo de Deus, aí também não há ofício das chaves. Pois quando subiu aos Céus, Cristo deixou na Terra o ofício das chaves como santuário e símbolo visível através do qual o Espírito Santo torna a santificar aqueles que caíram em pecado e pelo qual os cristãos podem testemunhar que neste mundo são o povo santo sob a autoridade de Cristo. E aqueles que não se querem arrepender e deixar que o Espírito os santifique, que sejam expulsos do meio deste povo santo, ou seja, desligados e excluídos por meio das chaves.

Martinho Lutero

In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983


Sem comentários: