… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

“Assim como oferecestes os vossos membros para escravidão da impureza, e da maldade para a maldade, assim oferecei agora os vossos membros para servirem à justiça.” (Rm 6:19)



“Assim como oferecestes os vossos membros para escravidão da impureza, e da maldade para a maldade, assim oferecei agora os vossos membros para servirem à justiça.” (Rm 6:19)

  Até mesmo a razão lhes ensina que, em virtude do facto de vocês não mais estarem sujeitos ao pecado e à injustiça, não devem mais servi-los nem obedecer-lhes com os vossos corpos e membros, isto é, como todo o vosso ser e vida corporal. Por outro lado, já que se entregaram em obediência a Deus e à justiça, vocês têm a obrigação de servi-los de corpo e alma. Dito de forma bem simples e linguagem bem clara: aquele que no passado era mau e levava uma vida contrária à vontade de Deus e à voz da sua consciência, deve, agora, viver <uma> vida piedosa e servir a Deus de boa consciência. Ou, como São Paulo diz em Ef 4:28: “Aquele que furtava, não furte mais.” Outrora, diz ele, os seus membros: olhos, ouvidos, boca, mãos, pés e todo o corpo eram escravos da impureza. Assim também vocês colocaram os vossos membros ao serviço da injustiça ou de toda sorte de vida e obras injustas, pois cometiam uma injustiça atrás da outra, com todo tipo de truques e trapaças. Agora, porém, mudem a vida segundo o vosso próprio juízo e compreensão. Se antes vocês gostavam de ver, ouvir e falar o que era vergonhoso e imoral, ou buscavam essas coisas, e com os vossos corpos serviam à imoralidade, agora, os vossos olhos e ouvidos devem doer ao verem e ouvirem coisas dessa natureza. Todo o corpo deve fugir disso, e as vossas palavras e obras devem ser castas. Assim sendo, todos os membros e tudo o que o corpo faz ou deixa de fazer deve servir à justiça.

  E tudo isso para que os vossos membros e corpos se tornem santos, isto é, propriedade de Deus, destinados tão-somente ao Seu serviço, e para que todos eles, com o passar do tempo, cada vez mais e mais, com maior alegria, sirvam a Deus em obediência a Ele a para a Sua honra, em tudo que é divino, louvável, honrado e virtuoso.

Martinho Lutero

In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983


Sem comentários: