… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

“O Senhor ama as portas de Sião, mais do que todas as habitações de Jacob. O Senhor, ao fazer descrição dos povos, dirá: este é nascido ali.” (Sl 87:2, 6)



O Senhor ama as portas de Sião, mais do que todas as habitações de Jacob. O Senhor, ao fazer descrição dos povos, dirá: este é nascido ali.” (Sl 87:2, 6)

      O Senhor ama as portas de Sião, as comunidades espalhadas pelo <mundo> inteiro, mais do que todas as moradias de Jacob, mais do que todo o culto da antiga aliança. Pois, na época do Antigo Testamento, tudo estava encoberto, como numa barraca, e tudo estava encerrado na letra; agora, porém, tudo está revelado, e as portas do céu estão abertas.

      O Senhor fará proclamar em variadas línguas que nos respetivos lugares também alguns nascerão da água e do Espírito. A Igreja do Novo Testamento não <dá> ouvido<s> a um servo nem à letra da lei, mas ouve o próprio Senhor e o Espírito Santo que fala através dEle. Pois é o Espírito que nos ensina os segredos da fé, o que, agora, acontece e já aconteceu nas línguas de todos os povos. Moisés, o servo de Deus, falou apenas na língua dos judeus; no entanto, não será como nos dias de Eli (1Sm 3:1); a Palavra do Senhor será tão abundante como o ouro no templo de Salomão (Is 59:21).

 Martinho Lutero 
In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983


Sem comentários: