… Mas o melhor de tudo é crer em Cristo! Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 1580)

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

“Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz.” (Jo 1:8)


“Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz.” (Jo 1:8)

     NÃO desprezo João Batista, antes, o honro e o tenho em alta conta. Agora, faço diferença entre ele, o seu ministério e a sua vida, e Cristo do qual ele testifica. João é servo e escravo, não o Senhor. Ele aponta e leva para a verdadeira luz, mas ele mesmo não é a luz. O seu ministério é maior e mais glorioso do que o dos profetas. Pois ele não profetiza a respeito do Senhor, dizendo que Ele virá daqui a algum tempo ou em breve, mas aponta o dedo para Ele no presente, dizendo: olhem, lá está Ele.

     Por isso, tenho o seu ministério em alta conta, sim, agradeço ao bondoso Deus por nos ter dado uma testemunha fiel, boca e dedo bem-aventurado como ele, que testifica da verdadeira luz e nos leva até ela, para que, assim, sejamos iluminados, e essa luz brilhe e reluza constantemente em nossos corações. Este é o homem que aponta com o dedo para o Cordeiro de Deus.

     Agora, em se tratando de salvação, não quero nem posso depositar a minha confiança em João, tampouco fiar-me na sua santidade, vida austera e boas obras. Pois ele não é o Cristo <como ele mesmo confessa>, Aquele que é a vida e a única luz dos homens. João é testemunha da luz. Através do seu ministério, ele ajuda-nos a nos tornarmos filhos da luz. Por isso, Ele <o Cordeiro de Deus> resplandece e é uma luz maravilhosa.
 Martinho Lutero
In Meditações de Lutero, Castelo Forte - 1983

Sem comentários: